COISAS SIMPLES QUE VOCÊ PODE FAZER EM PROL DO PLANETA

Compostagem: Uma prática que muita gente ainda não conhece, mas é bem simples de fazer. Inclusive, tem vários tipos de compostagem doméstica, que a gente sempre comenta no Instagram.

Se você quer começar, mas tem receio por conta de espaço, já adianto que é possível compostar mesmo morando em apartamento. Como disse, há várias técnicas de compostagem e, com certeza alguma delas será adequada para o seu espaço. 

No texto de hoje, por exemplo, apresento 2 tipos de compostagem: Vaso compostor e Compostagem com balde. A primeira técnica é bem legal, porque além de reaproveitar o material orgânico, você ainda tem o bônus que é um vaso com plantinha. Sabe o que é ainda mais legal? A planta que nasce nessa compostagem é sempre uma surpresa! 

Você pode conferir a técnica do Vaso Compostor, clicando nos links 😉

O segundo tipo de compostagem é uma técnica para quem produz mais resíduo orgânico, chamamos de Compostagem com Baldes. Você tem a opção tanto de comprar a composteira de balde, ou fazer em casa mesmo. Confira como fazer a composteira com balde clicando aqui.

Compostagem em baldes

Reaproveitar tudo (ou quase): Sempre comentamos no instagram sobre o reaproveitamento integral de alimentos, porque infelizmente ainda não é algo normal, mas deveria. Sabe as cascas, os talos e até mesmo algumas folhas?  Eles também costumam ter nutrientes, no entanto, a maioria das pessoas jogam no lixo por não saber. Por exemplo:  casca de banana, casca de batata, folhas de abóbora, talos de brócolis e etc…. Tudo isso pode ser preparado para refeição também. É bom para a saúde, é um novo sabor e ainda evita desperdício. 

Fica a dica:  Toda vez que você for preparar alguma refeição que normalmente você joga parte dela no lixo, antes de jogar, faça uma pesquisa no google sobre receitas. Acredite, você vai se impressionar!!

Reaproveite o que você já tem: Não há necessidade de consumir tanto, de comprar tantas roupas e calçados. Nós podemos reaproveitar tanto as coisas, que às vezes nem imaginamos. Uma boa ideia é fazer aquela pesquisa básica no google, porque sempre tem alguém com dicas maravilhosas de customização. Inclusive, customizar a própria roupa é estilo e autenticidade. 

Rafael Kissel com sua ecobag feita com reaproveitamento de camiseta.

Troque a maioria dos descartáveis por reutilizáveis: Já criou o hábito de usar ecobag? Além de ser a melhor opção para evitar produção de lixo, ainda há chance de ficar no estilo.Afinal, há dezenas de ecobags por aí, inclusive, a Silibag (Ecobag Silicup). Caso não queira comprar uma ecobag, existe a possibilidade de você mesmo fazer a sua sacola reutilizável

Rafael Kissel com sua Ecobag Silicup
Ecobag Silicup (Feito á mão, sob encomenda)

Nem preciso falar que copo descartável é realmente de se descartar do cotidiano, da vida, do planeta né! Descarte a idéia de descartar coisas! Você pode trocar talheres descartáveis por kits com reutilizáveis também. 

Absorvente descartável também é outro poluidor que você não precisa mais, afinal, há opções por aí como coletor, absorvente reutilizável e calcinha com a mesma função. Essas opções são muito melhores para você e para o planeta!

Sempre que for comprar ou utilizar algo, para e pensa um pouquinho sobre como isso pode afetar o planeta. Repense, principalmente se perceber que não é algo necessário de fato!

É sempre bom lembrar que não existe FORA, não existe outro planeta TERRA. Todos os resíduos que produzimos aqui, continuarão aqui e, principalmente se for feito de plástico que demora centenas de anos para se decompor. Na hora de jogar qualquer coisa fora, pense nisso!

Enfim, essas foram as dicas simples e rápidas para uma rotina ecologicamente correta!

Manda suas dúvidas e sugestões pra gente no Instagram 🙂

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*