Conheça e participe do movimento Julho Sem Plástico

O desafio global incentiva a redução da poluição por plástico

Desde 2011, um movimento e desafio global é realizado no mês de julho com objetivo de ajudar pessoas a reduzirem a poluição por plástico. A campanha é chamada Julho Sem Plástico e é organizada pela Plastic Free Foundation. Tudo começou com Rebecca Prince-Ruiz, a fundadora da fundação na Austrália. No ano passado, é estimado que 326 milhões de pessoas tenham participado do desafio em 177 países.

“Embora o tamanho do problema do lixo plástico seja assustador, os números nos dizem que pequenas ações podem ter grandes impactos”, afirma a fundadora.

O desafio

O eixo principal da campanha é divulgar recursos e ideias para ajudar a reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano. “Você fazendo uma pequena mudança, fará uma enorme diferença coletivamente em nossas comunidades”, destaca o site da campanha. A meta é que, a partir do desafio, sejam encontradas alternativas que podem se tornar hábitos.

O site da campanha, em inglês, fornece guias para a redução do desperdício de plástico, desde pequenas mudanças até uma transformação radical de consumo. Elas estão divididas em tópicos como trabalho, escola e eventos. A página pode ser traduzida automaticamente no seu navegador, mas nós vamos apresentar algumas das principais sugestões.

Para assistir ative as legendas em Português

Começando

O primeiro guia apresenta mudanças pequenas, como substituir o copo de café para levar pelo seu próprio copo reutilizável. Neste caso, a fundação lembra que os copos descartáveis geralmente não são recicláveis. Mudanças parecidas podem ser realizadas com canudos, sacolas de mercado e garrafas de água. Também lembre-se de reduzir, reutilizar e reciclar os produtos que você comprar.

Trabalho

Em locais de trabalho, é importante evitar desperdícios e encaminhar os resíduos para reciclagem ou compostagem. As cozinhas dos locais de trabalho são locais onde pode ser reduzido o uso de plástico descartável, trocando por alternativas reutilizáveis, como canecas de cerâmica. 

Negócios

As empresas têm grande papel na redução de plástico descartável. Você pode começar identificando os plásticos descartáveis que seu negócio está gerando e que podem ser evitados. Um “time verde” pode ser criado, para envolver os colaboradores e destacar os valores do negócio. Alterar as políticas de compras também é importante. O seu negócio pode solicitar aos fornecedores para não utilizarem plásticos nas embalagens ou solicitar embalagens retornáveis, reutilizáveis e sustentáveis. Se não for possível, você pode procurar por novos fornecedores mais sustentáveis. Além disso, a empresa pode oferecer embalagens mais sustentáveis aos clientes.

Os serviços de comida são alguns dos mais cobrados pelos consumidores para mudanças sustentáveis. Além disso, os negócios podem economizar substituindo itens descartáveis. Talheres de plástico podem ser trocados por de metal e pratos de plástico por de cerâmica, por exemplo. A campanha também aconselha encorajar os clientes a levarem seu próprio recipiente para pegar comida para levar.

Uma política recomendada é oferecer itens descartáveis apenas quando os clientes pedirem, afinal eles podem precisar por questões de acessibilidade.

Todas essas atitudes mostram aos consumidores valores que são bons para os negócios.

Que tal substituir canudos, copos e sacolas descartáveis por itens reutilizáveis?

Mais ideias

Na higiene, que tal trocar absorventes por copos menstruais ou outras alternativas menos danosas ao meio ambiente? Também existem alternativas para escovas de dente e outros itens de higiene. E que tal organizar uma comemoração sem balões e com decorações livres de plásticos descartáveis? É só optar por itens que poderão ser reutilizados depois. Comprar menos, chamado de consumo sustentável, também é importante para reduzir desperdícios.

Participe

A campanha é realizada em nível global e você pode fazer a sua parte. O quiz da campanha é uma boa forma de começar. Além de fornecer informações sobre o uso de plásticos, ele ajuda a identificar os plásticos que você utiliza. Você também pode se cadastrar para participar do desafio e receber emails com dicas para se manter motivado. E por fim, que tal pesquisar e adotar algumas das alternativas apresentadas?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*