Conheça os alimentos do Verão

Do dia 21 de dezembro ao dia 20 de março temos umas das estações mais queridas do ano: o verão que é caracterizado pelo período de férias, viagens, praia e que também pede por alimentos mais refrescantes. 

Por isso, no artigo de hoje falamos um pouco mais da alimentação nessa estação e listamos também os produtos sazonais, acompanhe!

Fatores ambientais costumam impactar em nosso corpo, sendo assim, com o verão não poderia ser diferente com as altas temperaturas o nosso metabolismo tende a mudar e por essa razão é importante que adequamos as nossas refeições para que passemos de forma mais equilibrada pelo período. 

De modo geral, especialistas recomendam uma menor ingestão de alimentos gordurosos, porque sua digestão é mais lenta o que acarreta aquela conhecida sensação de cansaço. Por também necessitarmos menos energia para a manutenção da temperatura interna, nessa época tendemos a consumir massas em menores quantidades.

Desse modo, dê preferência às verduras, legumes e frutas, pois elas são responsáveis pela hidratação e reposição dos sais minerais que são perdidos por conta da maior sudorese provocada pelo calor. Sempre vale ressaltar que esses alimentos também são ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes. 

Sobretudo, opte ainda por aqueles produtos chamados sazonais, ou seja, que possuem as condições ideais de desenvolvimento no verão. Esse tipo de produto necessita de menos agentes químicos, por isso são mais sustentáveis, saudáveis e nutritivos.

Dito isso, conheça, então, os alimentos sazonais do verão.Tomamos como base a tabela de sazonalidade da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), além de destacarmos as frutas, verduras e legumes da estação indicamos os benefícios de cada um e os meses em que eles são fortes, portanto o período em que esses alimentos são mais baratos, confira. 

Frutas

Abacate Fucks/Geada (Jan/Fev): é conhecido por diminuir o colesterol conhecido como ruim, o LDL e por aumentar o colesterol bom, o HDL

Abacaxi Havaí (Dez/Jan): composto por 86% de água, a fruta auxilia na hidratação e na digestão. 

Abiu( Dez/Jan): fruto nativo da Amazônia, é conhecido na medicina popular por tratar a anemia. 

Ameixa Nacional (dez):  melhora o funcionamento do intestino, auxilia no sistema imunológico e protege o organismo de doenças cardiovasculares. 

Banana Nanica (Jan, Fev, Mar): aumenta a saciedade, reduz cãibras e previne doenças cardiovasculares. 

Cajú (Dez/Jan): ajuda a saúde dos ossos, melhora os níveis de diabetes e colesterol e combate o envelhecimento precoce.

Carambola (Jan/Fev/ Mar): melhora a saúde da pele e também o funcionamento do intestino. Atenção, para quem tem problemas renais seu consumo não é recomendado. 

Coco Verde (Dez/jan): hidrata, alivia os sintomas da ressaca, ajuda na saúde dos rins e reduz a pressão alta. 

Figo (Dez, Jan, Fev, Mar): melhora o funcionamento do intestino e combate inflamações. 

Goiaba (Fev/Mar): melhora a imunidade e a saúde dos olhos, cérebro e coração. 

Jaca (Dez, Jan, Fev, Mar): fortalece os ossos, previne anemia e controla a pressão.

Kiwi Estrangeiro (Dez, Jan, Fev, Mar): auxilia na imunidade e previne doenças cardiovasculares.

Laranja Pera (Jan, Fev, Mar): reduz o risco de avc, diminui o colesterol, melhora a imunidade e a memória. 

Lichia (Dez): melhora a saúde dos rins e previne doenças cardiovasculares.

Limão Taiti (Dez, Jan, Fev, Mar): melhora a imunidade, alivia sintomas de doenças respiratórias e aumenta a absorção de ferro.

Maçã Estrangeira Red Delicious (Dez, Jan): combate a asma, melhora a saúde dos dentes, ossos e olhos e controla os níveis de colesterol.

Mamão formosa (Jan/Fev): melhora a imunidade e possui ação anti-inflamatória. 

Manga Palmer (Jan/Fev): melhora o funcionamento do intestino e também a saúde da pele e dos olhos.

Maracujá Doce (Jan): Combate estresse e ansiedade, controla os níveis de glicose e colesterol. 

Melancia (Dez): hidrata, melhora a saúde dos olhos e previne doenças cardiovasculares.

Melão Amarelo (Dez/Jan): hidrata, controla a pressão arterial e melhora a saúde do cérebro.

Pêssego (Dez): melhora a saúde da pele, o funcionamento do intestino e a imunidade. Quem tem diabetes, deve consumi-la com moderação. 

Pêra D’anjou (Jan Fev); Pêra-Rocha (Dez, Jan, Fev): combate inflamações, melhora o funcionamento do intestino e os níveis da glicemia.

Pitaya (Jan, fev, Mar, Abr): alivia dores musculares após exercício físico e controla os níveis de glicemia. 

Romã (Dez): melhora a saúde dos olhos, pele e cérebro.

Uva: Benitaka, Crimson, Itália, Niagara (Dez): alivia o estresse e ansiedade, melhora a saúde dos ossos e da circulação.

Legumes

Abóbora Japonesa (Jan, Fev, Mar); Abóbora Seca (Jan, Fev, Mar): melhora a saúde da pele, coração, visão e imunidade. 

Abobrinha Brasileira (Jan, Fev, Mar): fortalece os ossos, estabiliza os níveis de açúcar no sangue, ajuda na digestão e melhora a visão.

Batata Doce Amarela (Jan, Fev, Mar); Batata Doce Rosada (Jan): auxilia no controle da diabetes e da pressão arterial e contribui para o ganho muscular.

Berinjela Japonesa (Fev, Mar): estabiliza os níveis de açúcar no sangue, diminui o colesterol ruim e aumenta a imunidade.

Beterraba (Jan, Fev, Mar): controla a pressão arterial, melhora a função cerebral e digestiva e diminui a glicose no sangue.

Cenoura (Dez): ajuda na saúde dos olhos, pele e cérebro.

Pepino Caipira (Fev/Mar); Pepino Comum (Jan/Mar); Pepino Japonês (Fev): hidrata, faz bem para os ossos e para o coração e melhora o funcionamento do intestino.

Pimentão Amarelo (Dez); Pimentão Verde (Dez, Jan); Pimentão Vermelho (Dez): melhora a saúde da pele e do intestino.

Quiabo (Jan, Fev, mar): auxilia na imunidade e no funcionamento do intestino, faz bem para o cérebro e previne doenças cardiovasculares.

Tomate Débora (Dez, Jan, Fev); Tomate Italiano (Dez, Jan, Fev); Tomate Sweet Grape (Dez): previne o câncer de próstata, ajuda na saúde da pele, olhos e coração, diminui a pressão arterial, minimiza o risco de diabetes e é recomendado para gestantes.

Vagem (Dez): tem ação anti-inflamatória e protege o coração.

Verduras

Agrião (Dez): previne a anemia, ajuda na imunidade e melhora doenças respiratórias e funcionamento do fígado.

Alface Americana (Dez, Jan, Fev, Mar); Alface Crespa (Jan, Fev, Mar); Alface Lisa (Dez, Jan, Fev, Mar): diminui a pressão arterial, ajuda na hidratação, na saúde do intestino, olhos e sistema imunológico. 

Coentro (Dez): tem ação anti-inflamatória, ajuda no controle da pressão arterial e da glicemia. 

Cogumelo Shimeji (Dez); Cogumelo Shitake (Dez): melhora o funcionamento do intestino, do coração e do cérebro é também indicado para o controle da diabetes.

Erva Doce (Dez): o chá de erva doce tem efeito relaxante e melhora problemas de má digestão. 

Repolho Roxo (Jan/Mar): melhora a saúde do coração e ajuda com a  imunidade

Rúcula (Dez/Fer/Mar): ajuda na saúde dos olhos, ossos e coração melhora o sistema digestivo e imunológico.

Agora é só aproveitar o verão de forma equilibrada! 

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