Julho sem plástico: 20 dicas para eliminá-lo da sua vida!

Julho sem plástico: 20 dicas para eliminá-lo da sua vida!

Já estamos na metade do mês, mas ainda dá tempo de participar do desafio sem plástico. Este desafio começou nas redes sociais com a hashtag #plasticfreejuly.

Mas, do que ele se trata afinal?

A Julho Sem Plástico é uma campanha coordenada pela Plastic Free Foundation.

Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo se tornam adeptas do desafio de recusar o consumo do dia a dia de materias plásticos e compartilham suas atitudes nas redes sociais com a hashtag #plasticfreejuly com o intuito de estimular outras pessoas a aderirem à causa.

O principal objetivo desta ideia é conscientizar a população sobre a importância de reduzir o consumo desse tipo de material para, um dia, podermos ver um mundo sem resíduo plástico!

A poluição plástica é considerada uma das que mais causa danos ao meio ambiente e à saúde dos animais porque ela contribui para a redução da biodiversidade com a poluição das águas e da degradação dos biossistemas.

Para inspirar você a eliminar o plástico da sua vida, selecionamos 20 dicas que irão te ajudar!

1 – Sacolas retornáveis

Utilizar as sacolas do tipo ecobag sempre será a melhor opção. Deixe sempre uma em sua bolsa. Você vai ver que elas são muito mais resistentes do que as convencionais e não agridem o meio ambiente.

Ecobag

2 – Compras a granel

Procure dar prioridade para os produtos que são vendidos a granel. Se for possível, leve potes reutilizáveis de sua casa.

Compras a granel

3 – Utensílios de reuso

O plástico de uso único ganhou ainda mais força durante a Pandemia da Covid-19 e não podemos permitir que esse número aumente cada vez mais. Existem muitas opções que podem ser utilizadas no lugar de utensílios de uso único. Um exemplo é no nosso dia a dia, sempre estamos fora de casa e por isso precisamos ter um kit de sobrevivência dentro da bolsa como itens de canudo de papel, bambu, inox ou silicone e aqui mesmo na Silicup temos vários produtos que podem te ajudar a montar esse kit, como as garrafas e copos de silicone, por exemplo. É um kit bem compacto e leve.

E claro, podemos utilizar máscaras de tecido, que podem ser reutilizadas sem prejudicar o meio ambiente.

Utensílios de reuso

4 – Evite produtos que são embalados em plástico

Evite comprar produtos ou frutas que sejam embalados com plástico. Lembre-se que nenhuma casca leva milhares de anos para se degradar.

5 – Garrafa squeeze

Ao invés de comprar água em garrafas de plástico que levam anos para se decompor, agredindo o meio ambiente, prefira um squeeze. Além de ajudar você a economizar, reduz o número de plástico em circulação.

Garrafa squeeze

6 – Lixo consciente: Sacolas feitas com jornal

“Como faço para jogar o lixo de casa fora se não pegar a sacola no supermercado?” Esta é uma pergunta muito frequente e vamos responder:

Resíduos que podem ser reciclados devem ser limpos e armazenados em potes reutilizáveis ou em caixas de papelão; já os que não forem recicláveis, irão para o lixo comum e podem ser colocados em “saquinhos” feitos de jornais dobrados ou sacos de pão!

Sacola feita com jornal

7 – Embalagens de cera

Você sabe o que são? Trata-se de um tecido que possui uma película de cera de abelha e óleos naturais.

Essas embalagens são perfeitas para guardar lanches, frutas, legumes e até cobrir recipientes.

Procure substituir o papel alumínio e filme por pano de cera, pois elas conseguem se adaptar ao formato que deseja. Além de serem reutilizáveis, são biodegradáveis e possuem uma longa durabilidade.

Embalagens de cera

8 – Embalagens de vidro

Se você chega na prateleira do supermercado e tem o mesmo produto em embalagem de plástico e vidro, sempre que possível, opte pela embalagem de vidro. Ela pode ser reutilizada para outros fins, diminuindo a taxa de descarte plástico no meio ambiente.

9 – Tecido de algodão orgânico

Tecidos sintéticos liberam microplásticos a cada lavagem. Esta água contendo estes microplásticos é despejada nos rio e mares que contém espécies marinhas. Então, como pode ver, este é um grande problema.

Então, dê prioridade para tecidos que não agridam o meio ambiente, como os tecidos de algodão orgânico. Além de não liberarem resíduos, ainda são compostáveis!

10 – Potes de vidro

Para guardar biscoitos dentro da despensa, armazenar alimentos na geladeira ou guardar temperos, os melhores potes são os de vidro porque são muito mais higiênicos do que os de plástico, não agridem o meio ambiente e levam um charme para a sua cozinha.

Potes de vidro

11 – Fraldas e absorventes reutilizáveis

Existem no mercado diversas alternativas práticas e ecológicas para substituir fraldas e absorventes que levam, em média, 450 anos para se degradar.

12 – Esfoliantes naturais

Cremes e sabonetes com esfoliante sintético possuem em sua formulação micropartículas feitas de plástico que são impossíveis de serem capturadas no processo de descarte, com isso, acabam indo direto para os oceanos. Então, dê preferência para os esfoliantes naturais!

13 – Cotonetes de papel

Atualmente, encontrar cotonetes com hastes de papel é bem simples, pois, praticamente todas as farmácias possuem o item à venda e com o mesmo preço do que o convencional. Pode investir!

Cotonetes de papel

14 – Escovas de dente de bambu

De acordo com a recomendação dos dentistas, a troca da escova de dente deve acontecer a cada 3 meses. Já parou para pensar a quantidade de escovas de dentes que existem em aterros, rios e oceanos?

Sendo assim, efetuar a troca da escova de dente por uma solução biodegradável é a melhor solução!

Escovas de dente de bambu

15 – Bucha vegetal

Esponjas sintéticas levam milhares de anos para se decompor e geram um enorme impacto ambiental, enquanto buchas vegetais são biodegradáveis e compostáveis.

Bucha vegetal

16 – Recicle e confira seu posto de reciclagem

Sempre separe os seus resíduos recicláveis e fiscalize se eles estão sendo descartados em local apropriado.

17 – Priorize os fósforos

Utilize fósforos ao invés de isqueiro, pois isqueiros são feitos de materiais plásticos e possuem uma vida útil muito curta. Por ser um objeto pequeno, o seu descarte quase sempre é em local inapropriado, agredindo o meio ambiente. Por isso, dê preferência ao fósforo.

Porta vela com suporte para fósforos

18 – Brinquedos alternativos

Brinquedos infantis, geralmente, são feitos de material plástico, então, optar por brinquedos de tecido ou de madeira pode ser uma opção. Além de serem muito educativos e estimularem a imaginação das crianças.

Cachorrinho de madeira

19 – Evite os chicletes

Você sabia que os chicletes ou gomas de mascar possuem plástico em sua fórmula?
Como sabe, o plástico demora muito tempo para se decompor e ainda é prejudicial aos dentes.

20 – Produtos ecológicos

Limpar a casa com produtos concentrados e ecológicos é uma maneira de economizar. De quebra, você ainda evita o consumo de embalagens plásticas.

Gostou das dicas? Quais delas você irá colocar em prática na sua vida? Comente aqui embaixo.

Não se esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais para mais pessoas aderirem ao #plasticfreejuly. Aproveita e siga nosso blog para mais dicas!

A Silicup e o Consumo de Plástico

Vivemos o desafio de Julho 365 dias do ano, pois acreditamos que o mundo pode ser bem melhor sem plástico.

É essa a nossa missão, conscientizar o máximo de pessoas através da substituição do plástico pelo silicone que é mais inerte, o que significa que não irá eliminar produtos químicos para alimentos ou para o planeta.

Se descartado em um aterro para incineração, o silicone (ao contrário do plástico) é convertido novamente em ingredientes inorgânicos e inofensivos: sílica amorfa, dióxido de carbono e vapor de água.

E a mudança começa em você, faça pequenas mudanças no seu dia a dia, e tenha uma atitude sustentável, tenha uma atitude Silicup!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*