Moda e sustentabilidade: por que é preciso pensar nessa relação?

Você já parou para refletir como a forma pela qual nos vestimos ? E a forma que consumimos roupas podem interferir no meio ambiente? Para pensarmos sobre isso, em nosso post vamos falar um pouco acerca da questão da moda e sustentabilidade. 

Os impactos da Indústria da moda e relação com sustentabilidade 

Quando paramos para analisar o impacto que a indústria da moda tem no meio ambiente, os números impressionam. Segundo a publicação do Valor Econômico essa forma de produção polui mais que aviões e navios. Ela é responsável pela emissão de 8% a 10% dos gases de efeito estufa. Além disso, este segmento é o segundo que mais consome água no mundo. E todos os anos descarta-se nos oceanos cerca de 500 mil toneladas de fibras sintéticas

Ou seja, é urgente que o mundo repense a forma pela qual se tem produzido roupas. É urgente pensar na moda e sustentabilidade.

E nós, como consumidores, também podemos mudar algumas de nossas posturas em relação a isso. Afinal, a moda é a maneira com a qual nos apresentamos para o mundo. Se temos a preocupação com meio ambiente, é necessário que isso transpareça em nossas escolhas. É importante que nosso estilo de vida seja responsável e sustentável, inclusive na moda. 

E para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para um consumo de roupas e acessórios mais consciente, confira!

Troque o Fast Fashion pelo Slow fashion, mas com atenção a marca

O fast fashion, como o próprio sugere, caracteriza-se por uma cadeia produtiva ágil e rápida. Sendo assim, sua produção é em larga escala e há uma intensa rotatividade nas tendências lançadas. Ademais, há um barateamento na matéria prima e na mão de obra o que reflete no preço final. 

Pois, para que os processo ocorra dessa forma acarreta-se inúmeras consequências negativas. Como por exemplo, o incentivo ao trabalho escravo, gera-se mais poluição do que a fabricação de peças comuns e pelas peças terem um ciclo de vida tão curto, há um grande problema relacionado ao descarte. 

Já o slow fashion aparece na contramão da ideia do fast fashion. Uma vez que o norte desse tipo de produção pode ser sustentabilidade e o consumo consciente.

Portanto, há uma preocupação desde o início ao fim da cadeia produtiva. Assim, muitos prezam-se por matéria prima de qualidade, processos que impactam menos o meio ambiente. Como também há pagamento de forma justa a força de trabalho. Fomenta-se a economia  local e, por fim, há uma preocupação com o descarte. 

Desse modo, é importante ter atenção e cuidado ao escolher uma marca. Nesse sentido optar por  aquelas que trabalham em torno da sustentabilidade certamente garante uma forma mais responsável de consumir moda. 

Compre em Brechó ou bazar como prática de moda e sustentabilidade

Como bem vimos a produção de novas peças tem sido responsável por grandes danos ambientais. Sendo assim um dos modos para a quebra deste ciclo seria adquirindo produtos de segunda mão. Nesse sentido o brechó é um segmento de venda que vem ganhando mais espaço e adeptos. Justamente por incentivar uma forma de consumo mais sustentável.

Além de ser uma escolha muito mais consciente, o brechó pode também te ajudar a economizar. Já que as peças e objetos vendidos são mais baratos em vista dos novos. 

Aqui no blog temos um artigo em que escrevemos sobre como o estilo de vida sustentável pode ser mais barato. Se comparado ao estilo de vida padrão. E nele comparamos o preço de uma peça nova e de uma peça usada em ótimo estado. Confira e veja só a diferença!  

Ksenia Chernaya-Pexels

Faça doações e trocas de roupas

Umas das maneiras mais simples de lidarmos com as nossas roupas de forma mais sustentável é aumentando sua vida útil. E isso pode ser feito por meio de doação ou com trocas. Dessa forma, não acumulamos itens que podem estar parados no armário há meses ou anos, tampouco descartamos incorretamente. Ou seja, uma prática de moda e sustentabilidade.

Para isso, procure instituições em sua cidade que recebam peças de vestuário e que encaminham para quem possa estar precisando. 

Em relação a troca, que pode ser entre pessoas próximas, hoje existem iniciativas que promovem eventos para essa finalidade. Vale a pena pesquisar e conhecer ações como essas e por aqui destacamos uma: a Trocadeira

Conheça a ideia do armário cápsula

Alinhado com o conceito de moda sustentável, o armário cápsula também propõe um novo olhar sobre essa relação que temos com nossas roupas e acessórios, à medida em que esta ideia prevê que um guarda-roupa pode ser composto por poucas peças que, por serem versáteis, podem ter inúmeras combinações. 

Aqui você pode encontrar um passo a passo de como introduzir essa ideia no seu estilo de vida.

O armário cápsula além do seu aspecto sustentável pode trazer mais praticidade para sua rotina.  

Prática do armário cápsula como sustentabilidade na moda
Rfstudio-Pexels

Reaproveite peças antigas e crie novas, faça sua moda com sustentabilidade 

Ao tratarmos de sustentabilidade não podemos deixar de falar sobre reaproveitamento e reciclagem. E na moda temos isso a partir do ficou conhecido como upcycling.

Upcycling nada mais é do que utilizar de forma criativa materiais que iriam para lixo para criação de algo novo. E isso não se restringe a vestimenta. Mas como este é nosso foco neste artigo vamos nos atentarmos a moda e sustentabilidade.

Portanto, com essa ideia, para além do seu valor sustentável é possível criar peças exclusivas e com muita personalidade. Sendo, então, a moda uma forma de expressão, com o upcycling é possível deixar fluir toda criatividade. E se desviar de algum modo da lógica da tendência mercadológica.

Para que você se inspire veja esse vídeo com cinco formas para transformar sua roupa.  

Por fim, hoje já existem diversas marcas que fazem seus produtos a partir desta ideia, vale a pena conhecer! 

Acompanhe iniciativas que promovam a moda sustentável 

Felizmente, hoje o conceito de moda sustentável tem alcançado e sensibilizado cada vez mais. E isso muito se deve aqueles que se propuseram a difundir estas idéias. Seja com dicas ou seja com a reflexão necessária que este assunto instiga. 

Portanto, para expandir ainda mais os horizontes sobre o tema, deixamos aqui dois portais que bastante se aprofundam sobre isso. E sempre trazem assuntos muito pertinentes, são eles: o Fashion Revolution Brasil e o Modefica.

Por fim, acompanhe também a Silicup no instagram. Pois sempre estamos empenhados em trazer dicas para uma estilo de vida mais consciente e sustentável! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*