Prêmio Lixo Zero 2020 e Silicup

É com muita alegria que a gente vem hoje contar, por meio deste artigo, que a SILICUP recebeu o Prêmio lixo Zero na categoria Redução!

Para saber mais sobre o prêmio e como foi esta edição acompanhe nosso post! 

Sobre o Prêmio Lixo Zero

Dois mil e vinte foi um ano completamente atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, a Premiação Lixo Zero em seu formato presencial, infelizmente, não pode ocorrer. Porém no dia 23/12 foi possível contar com a versão on-line do evento . A transmissão ao vivo que teve a apresentação de Ana Jablonski e Renzo Simoni.

O prêmio é idealizado e promovido pelo o Instituto Lixo Zero que tem como horizonte articular e mobilizar ações que incentivem soluções que apontem para a prática do lixo zero. O evento contou também com co-realização da Route Brasil e com o apoio da Co. circular, da Agência Água  e  da Secretaria de Turismo do Distrito Federal

De modo geral, a premiação visa trazer o reconhecimento a iniciativas que promovam de alguma maneira ações concretas e transformadoras em direção à sustentabilidade, como bem ressalta Rodrigo Sabatini em sua fala:

“Esse prêmio tem a finalidade de inspirar através do exemplo e hoje reconheceremos iniciativas que mais impactaram o desenvolvimento do conceito Lixo Zero no país em 2020.”

Na Categoria Redução: Silicup

E uma das iniciativas que receberam esse reconhecimento foi a SILICUP premiada na categoria Redução, esta que busca valorizar ideias ou produtos que visam a redução de resíduos e a reutilização. 

E quem representou a Silicup nessa foi um de nossos fundadores, Rafael Kissel

Na sua fala Rafael agradeceu e parabenizou toda a equipe, reforçou sobre o quanto é gratificante ter a oportunidade de participar de uma premiação como esta. Falou um pouco mais sobre os produtos de reutilização. E pontuou as razões pelas quais o projeto tem impactado tão positivamente:

“Hoje nós somos mais de 200 mil pessoas reutilizando diariamente os produtos. Com isso, já foram evitados mais de 400 milhões de produtos descartáveis de uso único. É uma satisfação muito grande pra nós que começamos esse projeto onde não existia nada parecido no mercado brasileiro.

Temos mais de 200 empresas certificadas em que os funcionários utilizam nossos itens. Entre elas temos metade das agências do Banco do Brasil, a produção de alimentos da Nestlé, a produção de bebidas da Coca-Cola, instituições de ensino, federais, de alta tecnologia, maternidades e hospitais.”

Rafael lembrou que o trabalho da Silicup não para por aí, a Educação Ambiental é também uma preocupação. É importante educar desde a infância. As crianças são o futuro e podem ter papel fundamental na mudança de mentalidade já. Na conscientização acerca das questões que envolvem meio ambiente.

Ressaltou a importância de eventos promovidos pelo instituto como este prêmio e a Semana Lixo Zero. Por se tratar de ações para uma mudança de consciência e hábitos. 

Rafael Kissel e Anderson Gasparin –
Fundadores da Silicup e Embaixadores Lixo Zero

Conheça os outros premiados

Além da categoria de Reuso, da qual a Silicup foi agraciada, a premiação contou com mais 20 categorias que dão um panorama das diversas maneiras em que o conceito Lixo zero pode ser aplicado e isso vai desde a comunicação, eventos, projetos, tecnologia a ações sociais. 

Conheça os projetos contemplados com Prêmio Lixo Zero do ano de 2020:  

Educação: Ebook Uma Vida Lixo Zero de Aline Fernandes 

Conscientização: Drive Thru da Reciclagem

Reuso: Projeto Bazar Escola -Gerando Falcões -. 

Reciclagem: Cent Coop

Compostagem: Vaso Compostor 

Projeto Social: Favela orgânica

Política pública: Comcap

Audiovisual: Bota-fora de Resíduos 

Evento Lixo Zero: Carvalheira na Ladeira- Programa lixo zero

Comunicação e imprensa: Semana Lixo Zero de Porto Alegre 2020

Tendência: Arco 

Logística Reversa: Abra latas

Tecnologia: Plataforma Verde

Semana Lixo Zero, a melhor do ano: Semana Lixo Zero do Rio de janeiro

Encontro Lixo Zero: Encontro Lixo Zero de Manaus

Certificação Lixo Zero: Ilha de Toque Toque Boutique Hotel 

Escola Lixo Zero: Sustentabilidade Começa Na Escola

Beleza & Saúde: Salão NaBahia

Inovação: Poiato Recicla

Influenciador(a) : Chef Maristella Sodré (Aproveitamento de alimentos)

O Prêmio Lixo Zero está aí para valorizar e difundir ideias tão bacanas e tão importantes para esse processo de transformação. 

E nós da Silicup estamos muito felizes por ter a oportunidade de participar disso tudo! 

Gostou de saber mais sobre o Prêmio Lixo Zero? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*