Sazonalidade: primavera chegou e com ela os alimentos da estação

Entenda por que escolher alimentos de acordo com a sua época é uma ótima opção. 

Pixabay/Pexels-

As Vantagens dos alimentos sazonais

Hoje nos supermercados é muito comum encontramos quase todos os tipos de frutas, legumes e verduras ao longo dos meses. Isso ocorre porque há inúmeros processos químicos e não naturais que são induzidos nas plantações para que se tenha toda essa oferta de produtos. 

Contudo, durante o ano, conforme as condições do clima, há uma série de alimentos que se desenvolvem melhor e naturalmente em determinado período ou estação e, portanto, não precisam de toda essa manipulação- são os chamados alimentos sazonais. 

Esse tipo de produto possui vários benefícios e optar por ele pode ser bem vantajoso.  

Do ponto de vista nutricional, escolher as frutas, legumes e verduras de acordo com sua época garante o consumo de produtos com nutrientes mais ricos, ou seja a oferta de vitaminas, sais minerais e antioxidantes em alimentos que foram cultivados no período correto são mais abundantes e, portanto, são mais  saudáveis e mais saborosos.    

Outro ponto a ser destacado é o fato de que os produtos da estação nos oferecem os nutrientes que necessitamos naquele momento. 

No inverno, por exemplo, em que precisamos manter nosso corpo aquecido, os alimentos desse período tendem a conter mais carboidratos. 

É também nessa época que encontramos uma maior quantidade de produtos que contém a vitamina C, já que estamos mais suscetíveis a gripes e resfriados e precisamos, então, reforçar nossa imunidade.

Por outro lado, no verão, momento em que precisamos nos hidratar com mais frequência, os alimentos que se desenvolvem nesse meses possui mais água e nos ajudam nesse sentido. 

Vale lembrar que os alimentos sazonais também são mais saudáveis e mais benéficos ao meio ambiente por necessitarem de menos agentes químicos, como agrotóxicos, já que encontram condições ideais para se desenvolverem.

do ponto de vista econômico eles valem muito a pena, posto que são produzidos em uma maior quantidade, há mais oferta e variedade, dessa forma, seus preços tendem a cair.

Alimentos da primavera

Como vimos, os alimentos sazonais possuem várias vantagens.

Por isso, para que você possa ir preparado ao supermercado ou à feira, listamos aqui algumas frutas, legumes e verduras que melhor se desenvolvem na estação da primavera (entre os meses de setembro e dezembro) de acordo com Sustentarea (Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável). 

Confira também alguns de seus benefícios: 

Frutas 

Daria Hevtsova/Pexels

  • Abacate Breda: É rico em gordura boas- monoinsaturada, fibras e vitaminas B, K e C. Auxilia no combate a pressão alta e ao colesterol. 
  • Abacaxi:  Possui vitamina A, do complexo B e C, além de magnésio e potássio. Auxilia na digestão e também aumenta a imunidade
  • Acerola:  É rica em antioxidante, reduz o açúcar no sangue e possui vitamina A e C. 
  • Amora: É rica em ferro, fortalece os ossos e combate o envelhecimento.
  • Banana Prata: Auxilia na regulação do intestino é rica em potássio e, portanto, auxilia no alívio das cãibras e por conter magnésio, ajuda no controle da pressão.
  • Caju: é Rico em vitamina C e zinco, auxilia no sistema imunológico. Contém antioxidantes que previnem uma série de doenças. 
  • Coco Verde: Melhora o funcionamento dos rins e hidrata o corpo
  • Jabuticaba: Contém ferro, zinco e vitamina C. Fortalece o sistema imunológico e previne diversas doenças.
  • Laranja Pera: É rica em vitamina C e em vitaminas do complexo B.  Possui potássio, sódio e fósforo. Fortalece o sistema imunológico. 
  • Maçã Fuji: Rica em vitamina C e em sais minerais, previne e controla diabetes, previne cáries, além de melhorar a saúde do cérebro e do coração.
  • Manga:  Contém vitamina C, cálcio, zinco, potássio e magnésio. Melhora o funcionamento do instestino e previne o envelhecimento da pele. 
  • Maracujá Azedo: Possui vitamina C e uma série de minerais. Ajuda no combate da ansiedade e melhora a imunidade. 
  • Melão: Rico em bioflavonóides, que são importantes antioxidantes e anti-inflamatórios. Melhora a saúde da visão e dos ossos. 
  • Melancia: Contém vitamina A e C. Auxilia na hidratação do corpo. Previne doenças cardiovasculares. 
  • Romã: Possui zinco, ferro, cálcio e magnésio. Ajuda na saúde do fígado e também no sistema imunológico
  • Uva: Melhora a saúde da pele, ajuda a combater os radicais livres e previne uma série de doenças. 

Legumes

Daria Hevtsova/Pexels

  • Abobrinha italiana: Rica em minerais: selênio, zinco, cobre e manganês. E fonte de fibras e potássio. Ajuda na saúde dos ossos, da visão e do coração.
  • Alcachofra: É fonte de vitamina A, B e B2. Auxilia na redução do colesterol.
  • Berinjela. Contém fibras, vitaminas e sais minerais. Ajuda no combate da diabetes e melhora o funcionamento do intestino

  • Cenoura: Possui vitaminas K, A, C, E e do complexo B e também sais minerais como ferro e cálcio. Ajuda na saúde da visão e da pele. 
  • Chuchu: Rico em vitaminas e sais minerais auxilia na saúde dos ossos e dos rins. 
  • Inhame : É fonte de vitaminas do complexo B. Melhora a imunidade e alivia problemas respiratórios. 
  • Pepino Japonês : Rico em minerais e antioxidantes. Hidrata o corpo e melhora a saúde dos rins e do coração. 
  • Pimentão: Fonte de vitamina A e C, melhora a imunidade.  Ajuda na saúde do cérebro, visão e ossos.
  • Tomate Caqui: É rico em licopeno, portanto previne doenças cardiovasculares, câncer e alzheimer. 
  • Vagem: Rica em vitaminas e sais minerais, controla diabetes, ajuda na saúde da visão e previne problemas gastrointestinais. 

Verduras

Lisa Fotios/Pexels

  • Alho poró: Fonte de fibras, vitaminas e sais minerais Rico em ácido fólico é recomendado para gestante, pois auxilia na formação do feto. 
  • Almeirão: Possui ação anti-inflamatória. Melhora a imunidade e a saúde dos osso e dos músculos. 
  • Aspargos: Sua ação diurética ajuda no funcionamento dos rins e vesícula. 
  • Brócolis: Fonte de fibras, proteína e vitaminas. Auxilia nas funções do cérebro, controla diabetes e possui ação anti-inflamatória.  
  • Cebolinha:  Suas propriedades auxiliam na qualidade do sono e melhoram a saúde da visão. 
  • Coentro: Rico em ferro, pode prevenir a anemia. Auxilia eliminação de metais pesados. 
  • Couve de Bruxelas: Contribui para saúde dos osso e pele e para mulheres ajuda no equilíbrio dos hormônios. 
  • Couve-Flor: Rico em fibras, vitaminas e minerais. Tem ação detox e ajuda na redução do colesterol. 
  • Espinafre: Fonte de ferro, vitamina A , K e B2. Ajuda na saúde da visão e com a prisão de ventre.  
  • Hortelã: Auxilia na saúde bucal e melhora sintomas de gripe e resfriado. 
  • Manjericão: Melhora o funcionamento do intestino.
  • Palmito: Fonte de zinco, melhora a saúde dos músculos e auxilia na qualidade do sono. 
  • Rabanete: Rico em fibras, melhora o funcionamento do intestino e diminui a pressão arterial.

Agora é só preparar a lista de compras e garantir uma alimentação mais barata, saudável e que favorece o meio ambiente.

Gostou do conteúdo? Então fique de olho nas redes da Silicup sempre trazemos dicas e informações para uma vida mais sustentável! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*