Silicup: conheça a história, o propósito e os produtos

Como nasceu a ideia de criar um produto ecológico? É o que você vai descobrir no artigo de hoje em que contamos um pouco da história da Silicup, da criação dos produtos e sobre as práticas da empresa. Confira!

Nossa história: o nascimento da Silicup

Da amizade de infância a parceria profissional: Rafael e Anderson, criadores da Silicup, se conheceram ainda na infância, nos tempos da escola em Foz do Iguaçu e de uma longa e sólida amizade, nasceu também o alinhamento de ideias para os negócios e o empreendedorismo. 

Rafael e Anderson em evento do Instituto Lixo Zero, lançando a garrafa de Inox

A partir de 2012, os amigos passaram a desenvolver projetos em conjunto enquanto mantinham também em paralelo seus empregos formais. Os negócios que criaram nesse período eram relacionados ao mercado de produtos importados e também com a estruturação e gerência de uma pousada sustentável feita a partir de containers. 

Nesse tempo adquiram vasta experiência e aprendizado sobre os aspectos que circundam a criação e a manutenção de um empreendimento. E mais do que isso, puderam notar problemas que eram latentes dentro de um negócio.

Entre esses problemas, um deles chamou muito a atenção da dupla: o uso excessivo de descartáveis nas empresas e, consequentemente, todo desperdício e o gasto que se tinha com eles.

Além disso, por residir no litoral de Santa Catarina, os dois puderam ver de perto como a questão do lixo e, principalmente, do plástico tem afetado os mares e oceanos.  

Diante desse cenário, surge, então,o questionamento: por que não criar um produto que resolva em alguma medida essa demanda e esse problema? Dessa maneira, começa ser traçado o primeiro esboço do que seria, enfim, a Silicup.

O horizonte que guiou os amigos, então, foi a criação de um produto que pudesse substituir os descartáveis, sendo desse modo, reutilizável, que eliminasse o plástico da sua composição e que fosse de boa qualidade e prático. 

Assim é concebida a ideia da criação de um copo retrátil que teria como matéria o silicone.

Uma Jornada de Sucesso : a partir de 2016, é iniciado o processo de retirada da ideia do papel. Assim, são realizados estudos para o desenvolvimento do design do copo e pesquisas para a tecnologia necessária para fabricá-lo.

Com o investimento necessário passam a realizar os primeiros testes e as primeiras vendas, que foram realizadas ainda no ano de 2016. 

Os primeiros copos de silicone foram comercializados na fábrica de parentes. A partir daí começam a aparecer novos compradores e a divulgação do produto era toda feita no boca a boca. 

Primeiro copo da Silicup lançado em Maio de 2016

O desafio foi grande, pois foi desenvolvido um produto que era pioneiro no Brasil. Contudo, com muito empenho e dedicação os amigos passam a trilhar um caminho de êxito. Assim, já em 2017 foi fechada a primeira parceria com uma grande empresa: a Adidas Group.

Desde lá várias outras parcerias já foram firmadas, são mais de 150 empresas que contam com os copos da Silicup, e desse modo, passaram a dispensar os descartáveis e aderiram a prática da reutilização. 

Além disso, mais de 450 lojas revendem os produtos.

É importante lembrar que mais do que um modelo de negócio que vem colhendo bons frutos, a Silicup, sobretudo, posiciona-se como uma empresa com propósito muito sério: a preservação do meio ambiente.

E para que fique ainda mais claro para você, conheça mais a fundo nossos produtos e nossas práticas e entenda por que ao escolher a Silicup você estará fazendo uma opção sustentável. 

Para conhecer um pouco mais: nossos produtos e nossas práticas

  1. Reutilizável e Ecológico: A principal proposta de nossos produtos é substituir os descartáveis, dessa maneira temos, então, copos, garrafas e canudos feitos a partir do silicone, um material durável, retrátil e que pode ser levado para qualquer lugar. Com eles, portanto, é possível realizar uma redução considerável de lixo.   
  1. Versátil: Os copos da Silicup suportam até 230 e -40 ºC, podem ser usados tanto no microondas e forno como no freezer e também pode ser lavado em Lava-louças

Nesse sentido, os produtos podem ser usados, portanto, para diversos fins além do consumo de bebida. Em um outro artigo aqui do blog listamos as formas que você pode utilizar um Silicup, confira

  1. Responsável com a sua saúde (BPA free): Os produtos da Silicup tem como matéria prima o Silicone, portanto é livre de substâncias tóxicas encontradas facilmente no plástico como, por exemplo, o BPA (O bisfenol A). 
  1. Produto certificado : As certificações são de extrema importância para que possamos confiar na procedência e qualidade de um produto. 

Conheça, então, as nossas: 

  • FDA (Food and Drugs Administration) -Garante a qualidade do silicone e a ausência de substâncias tóxicas.
  • INmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)- Comprova as informações acerca da resistência a bactérias, garante a qualidade do material e uso do produto em microondas, freezer e lava louças.
  • ILZ ( Instituto Lixo Zero) -Garante que há o acompanhamento do processo de fabricação do início ao fim e destinação correta de resíduos.
  • Eu Reciclo: Este selo garante que a empresa cumpre a política de logística reversa. 
  1. Preocupação com as embalagens : As embalagens dos nossos produtos são feitas a partir de papel reciclado e as que contém os copos ainda podem ser reutilizadas na forma de porta treco e porta retrato.
  1. Controle da cadeia produtiva e Logística Reversa:  É  importante ressaltar que por ter sido um produto pioneiro na época de sua criação, infelizmente,  o material e tecnologia necessários não foram encontrados aqui no Brasil. Portanto, para que o projeto se tornasse viável foi necessário que a produção fosse realizada no exterior.  

No entanto, boa parte dos nossos processos já são realizados no Brasil e a outra parte, feita no exterior, é coordenada por brasileiros, pelos familiares do Rafael que vivem fora e acompanham todo o processo de produção bem de perto. Destacamos que o nosso objetivo é até o ano de 2025 transformar a Silicup em uma empresa 100% nacional. 

Como já citamos, possuímos a certificação do Instituto Lixo zero, portanto a Silicup é uma empresa que acompanha o processo de fabricação do começo ao fim e garante a destinação correta dos resíduos.  

Além disso a empresa possui a política da logística reversa, sendo assim, mantém o compromisso de os recolher produtos danificados. 

  1.  Participação e compromisso com projetos que visam a preservação do meio ambiente. 

Nesse momento desenvolvemos com diversos parceiros ligados a área de meio ambiente e saúde um material educativo para crianças que visa trabalhar a importância da conscientização novos hábitos, entre eles a reutilização, por isso o copinho Silicup estará presente na ação.

Assim, cada criança participante terá de imediato a oportunidade de desenvolver uma atitude sustentável e transmitir essa ideia a todos aqueles que a cercam. 

Além disso, nosso compromisso, seja aqui em nosso blog ou em nossas redes sociais é também trazer informações e conteúdo que possam contribuir para reflexão das questões acerca do meio ambiente e da sustentabilidade.  

Copo 200 ml fechado e expandido, Copo 480 ml fechado e expandido, Garrafa Retrátil, Canudo Silicup e embalagens feitas com papel reciclado.

Curtiu a ideia de ter um Silicup? Saiba como adquirir o seu acessando nossa página.

E caso ainda tenha ficado ainda alguma dúvida sobre os nossos produtos, entre em contato conosco!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*