Você sabe quanto lixo produz todos os dias?

Um estudo recente do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, e divulgado pela agência Senado, mostrou dados alarmantes sobre a produção de lixo no Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas estimavam, que a média diária de produção de lixo era de 500 gramas todos os dias, o estudo apontou que cada brasileiro produz mais de 1 quilo de lixo diariamente. Os dados apontam que todos os anos cada brasileiro produz 379 quilos de lixo. E o grande problema é que uma parte considerável deste material não é descartado de forma correta, ou é coletado e vai parar nos lixões, onde demora centenas, e muitas vezes milhares de anos para se decompor na natureza.

O estudo apontou que aproximadamente 30% dos brasileiros não sabem para onde o lixo que elas produzem vai parar. Ou seja, a falta informações sobre o tema ainda é um problema que a sociedade precisa superar.

O problema do lixo está ligado de forma direta ao modelo de desenvolvimento adotado, em que muitas vezes compramos coisas que não precisamos, mas que tem relação direta com a produção de resíduos e consumo de recursos naturais, desde a sua produção, até o descarte. Não é difícil imaginar que quando nossos avós tinham nossa idade, a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual. Fatores como a globalização facilitou o acesso aos produtos, e a produção massificada baixou seus custos, fazendo com que o consumo se elevasse de forma muito grande.

O perfil do lixo também acabou mudando neste período. Se há 50 ou 60 anos a maior parte dos descartes era de produtos orgânicos, que são fáceis de ser eliminá-los, pois bastava enterrar, hoje muitos resíduos descartados causam um impacto gigante na natureza.

Você já pensou com a quantidade de lixo que você vai produzir simplesmente indo ao supermercado? Pense que o lixo não é apenas gerado pelo produto em si, pois existe a etapa de produção (cultivo, extração de minérios, transporte, energia) e depois para o consumidor final tem a sacola e o cupom fiscal. Se você multiplicar essa quantidade de lixo em todas as suas atividades diárias, não será difícil perceber que a sociedade precisa de uma mudança de atitude urgente.

Nós da Silicup queremos propor um desafio para você! O que acha de começar hoje mesmo a reduzir a quantidade de lixo que você produz todos os dias? Você pode começar com pequenas atitudes diárias. Comece consumindo conscientemente em cada escolha que fizer todos os dias pense no impacto que isso vai causar ao meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. Essa atitude pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*